29 de out. de 2013

Protagonismo do laicato na missão da Igreja será um dos temas prioritários da Assembleia Geral dos Bispos do Brasil 2014


Seminário reflete sobre tema prioritário da próxima Assembléia Geral da CNBB
O protagonismo do laicato na missão da Igreja será um dos temas prioritários da Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em 2014. Para colaborar na reflexão do episcopado, a Comissão para o Laicato da CNBB promove, de 29 a 31 de outubro, em Brasília (DF) a sexta edição do Seminário dos Bispos Referenciais para os Leigos e Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).
Também participam do evento os assessores, representantes das CEBs, movimentos, associações, congregações religiosas e novas comunidades. As comissões episcopais para Vida e Família, Catequese, Liturgia, Cultura e Educação e Ação Missionária enviaram os representantes para o seminário. “Estamos discutindo quem é o leigo na Igreja e qual o seu papel diante dos desafios do mundo moderno”, explica o bispo de Tocantinópolis (TO) e membro da Comissão para o Laicato, dom Giovane Pereira Melo.

A reflexão se realiza no contexto da celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II, em que se resgatou a missão e a vocação do leigo na Igreja e no mundo. Dom Giovane conta os grandes desafios que se apresentam para a atuação do laicato. “Temos um contexto eclesial ainda bastante clericalista. E por isso, refletimos também sobre a autonomia do leigo, como ele pode ser sujeito da Igreja, vivendo a sua vocação”.
*Fonte: CNBB