18 de jul. de 2016

"Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti."

Tema do Dia
18 de Julho

"Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti." Miqueias esclarece a compreensão do seu povo, que valorizava sacrifícios e ofertas de vítimas: “Ó homem, já foi explicado o que é bom e o que o Senhor exige de você: praticar o direito, amar a misericórdia, caminhar humildemente com o seu Deus.”

Salmo ou Hino
Não o acuso pelos sacrifícios. Seus holocaustos estão diante de mim. Porém, não vou tomar nenhum novilho seu; «De que adianta recitar preceitos se rejeita as minhas palavras? Você se comporta assim, e eu devo me calar? Eu o acuso!» Quem me oferece sacrifício de confissão me glorifica; a quem segue o bom caminho, mostrarei a salvação. (Sl 50,5-6.8-9.16b-17.21.23)

Primeira Leitura
Escutem bem o que Javé fala: Levante-se! Abra um processo diante das montanhas, e que as colinas ouçam a sua voz. Escutem, montanhas, a acusação de Javé; prestem atenção, alicerces da terra: O processo de Javé é contra o seu povo; é contra Israel que ele apresenta a sua queixa: Meu povo, o que é que eu fiz contra você? Em que o maltratei? Responda-me! Pois eu tirei você da terra do Egito, o resgatei da casa da escravidão e mandei à sua frente Moisés, Aarão e Maria. Como me apresentarei a Javé? Como é que eu vou me ajoelhar diante do Deus das alturas? Irei a ele com holocaustos, levando bezerros de um ano? Será que milhares de carneiros ou a oferta de rios de azeite agradarão a Javé? Ou devo sacrificar o meu filho mais velho para pagar os meus erros, sacrificar o fruto das minhas entranhas para cobrir o meu pecado? Ó homem, já foi explicado o que é bom e o que Javé exige de você: praticar o direito, amar a misericórdia, caminhar humildemente com o seu Deus. (Mq 6,1-4.6-8)

Evangelho do Dia
Então alguns doutores da Lei e fariseus disseram a Jesus: «Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti.» Jesus respondeu: «Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas. De fato, assim como Jonas passou três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem passará três dias e três noites no seio da terra. No dia do julgamento, os homens da cidade de Nínive ficarão de pé contra esta geração, e a condenarão. Porque eles fizeram penitência quando ouviram Jonas pregar. E aqui está quem é maior do que Jonas. No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará contra essa geração, e a condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão.» (Mt 12,38-42)

Vivendo a Palavra
Não apenas para aqueles fariseus e doutores da Lei, mas para todos nós, o grande sinal – o ponto fundamental da nossa fé – é a Ressurreição do Senhor. O apóstolo Paulo diria mais tarde: “Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa fé!” Guardemos no coração essa Revelação que nos conforta: a última palavra não é morte, é Ressurreição!

Oração
Pai Santo, faze-nos crianças, encantadas pelo Mistério da Encarnação de Tua Palavra Criadora, o Cristo, em Jesus de Nazaré. E, sobretudo, Pai amado, aumenta a nossa fé na sua Ressurreição. Que nós a proclamemos aos peregrinos que andam conosco rumo ao teu abraço paternal. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo. Amém.